Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

As coisas do Céu e da Terra - um pensamento de Goethe:


Império Gótico - http://www.imperio-gotico.blogspot.com.br/


“Quanto a mim, não posso, dadas as tendências variadas do meu espírito, contentar-me com uma única maneira de pensar. Como poeta e artista sou politeísta, como naturalista, inversamente, sou panteísta, e uma coisa tão decididamente como a outra. Se eu tiver necessidade de um Deus para uma personalidade de ser moral, está tudo preparado para responder também a essa exigência. As coisas do Céu e da Terra são um  domínio tão vasto que unicamente os órgãos de todos os seres reunidos são aptos para as envolver”.


(Carta de Goethe a Friedrich Heinrich Jacobi, 6 de janeiro de 1813, 1998f¹) 


¹Goethe, Johann Wolfgang von 1998f Briefe, Tagebücher, Gespräche. Ed.: Mathias Bertram. Berlin: Directmedia Publishing. (Digitale Bibliothek; Werke; 10); CD-Rom.   






Um fragmento de "Werther" (Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe), por Jules Massenet, produção de 2010:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis