Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


sábado, 20 de julho de 2013

Muito mais que uma teoria da conspiração: O Mundo Segundo a Monsanto.



Faz um par de anos que várias entidades e ações civis vêm denunciando a Multinacional Monsanto. Nada acontece! E continuamos a consumir tantos produtos que estão diretamente ligados a esta empresa, direta ou indiretamente. Não se enganem em pensar que consumimos alimentos saudáveis porque são produzidos aqui e acola com segurança. Vide a soja transgênica, que é produzida de forma massiva em nosso País (Brasil). Vários produtos são fabricados com estas sementes e nós e os animais, que depois também são consumidos, formamos uma grande cadeia, onde tudo está interligado. Vocês já perceberam os índices de câncer, como estão alarmantes?

Enfim, encontrei uma notícia sobre o Vietnã, com informações terríveis sobre crianças malformadas por conta do Agente Laranja. Não vou postar as fotos, pois são muito horríveis, mas deixo alguns fragmentos da matéria pra gente pensar.

"Desde o início da pulverização, há 51 anos, e até hoje, milhões de vietnamitas morreram, ou foram completamente incapacitado por doenças que o governo dos EUA reconhecem que estão relacionados com o agente laranja para fins de concessão de compensações para veteranos do Vietnã nos Estados Unidos. Os vietnamitas, que eram as vítimas pretendidos desta pulverização, experimentaram o mais intenso e terrível impacto na saúde humana e na devastação ambiental. Segunda e terceira gerações de crianças, nascidas de pais expostos durante a guerra e em áreas de pesadas pulverizações, chamadas de pontos quentes, sofrem deformidades indescritíveis que as autoridades médicas atribuem à dioxina no Agente Laranja".

"Os vietnamitas, expostos ao produto sofrem de câncer, danos ao fígado, doenças pulmonares e cardíacas, defeitos de capacidade reprodutiva e da pele e distúrbios do sistema nervoso. Seus filhos e netos têm graves deformidades físicas, deficiências físicas e mentais, doenças e períodos de vida mais curtos. As florestas e selvas, em grande parte do sul do Vietnã, foram devastadas e desnudadas. Seculares habitats foram destruídos e não irão gerar a mesma diversidade de centenas de anos. Os animais, que habitavam as florestas e selvas, estão ameaçados de extinção, prejudicando as comunidades que dependiam deles. Os rios e águas subterrâneas em algumas áreas também foram contaminados. A erosão e a desertificação irão mudar o ambiente, fazendo um deslocamento da cultura e da vida animal".

"Nos últimos 51 anos, o povo vietnamita têm tentado resolver este legado da guerra, tentando obter dos Estados Unidos e das empresas químicas uma responsabilização deste pesadelo que continua em andamento. Mas, uma das grandes opositoras, chama-se Monsanto...”

A Monsanto tem afiliação e proteção com/do pentágono?

O presidente Barack Obama assinou o HR 933 uma disposição chamada a Lei de Proteção Monsanto.

Os ativistas estão furiosos com a assinatura backdoor da Lei de Proteção da Monsanto para uma série de razões. O ato seria proteger a Monsanto de ser processada por perdas e danos à saúde causados pelo uso de suas culturas geneticamente modificadas. Além disso, se danos à saúde foram descobertos com o uso de alimentos geneticamente modificados, o governo dos Estados Unidos não seria capaz de bani-los do consumo.

Ou seja, estamos Ferrados mesmo!

A Monsanto criou o organismo (OGM ou GMO) sementes geneticamente modificadas, a fim de monopolizar a indústria de sementes em todo o mundo e, assim, criar mais receita.

Uma maneira que eles foram capazes de monopolizar a indústria de sementes é através de um acordo com o FMI - Fundo Monetário Internacional. Quando os países estão em dívida, eles podem pedir ao FMI empréstimos para rejuvenescer a economia. Algumas das condições do empréstimo do FMI incluem práticas sustentáveis do país que deve ser implementadas a fim de revitalizar a economia com o desenvolvimento agrícola. No entanto, uma das condições do FMI inclui o acesso preferencial aos mercados por conglomerados agrícolas, como a Monsanto. Países afetados pela Monsanto incluem Índia, México, Libéria e Paraguai. Os agricultores são obrigados a usar as sementes geneticamente modificadas, sem saber, sem saber de nada...

Seguem links:



Protesto Global Occupy Monsanto, 17 de Setembro de 2013: http://occupy-monsanto.com/tag/gmo/



Documentário sobre a Monsanto: http://youtu.be/y6leaqoN6Ys (Quando este documentário surgiu, muitas foram às polêmicas em volta dele, inclusive tem nota de esclarecimento da Monsanto em sua página, onde procura se defender). Porém, a Diretora do filme relatou em entrevistas divulgadas pela produção que tentou em vão obter respostas da Monsanto para todas as interrogações, mas que a companhia decidiu "não avaliar" seu documentário.  

“O Mundo segundo a Monsanto" (2008), é um filme que denuncia a gigante dos transgênicos:



A diretora, a francesa Marie-Monique Robin, baseou seu filme em livro de mesmo título. O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto. A pesquisa durou três anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, Índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGM com a realidade de camponeses mergulhados pelas dívidas com a multinacional, de moradores das imediações das plantações pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelas espécies transgênicas.

Um capítulo do livro, intitulado "Paraguai, Brasil, Argentina: a República Unida da Soja", relata o ingresso desse cultivo nesses países, que estão hoje entre os maiores produtores do mundo, por meio de uma política de fatos consumados que obrigou as autoridades do Brasil e do Paraguai a legalizar centenas de hectares plantados com grãos contrabandeados.


Marie-Monique Robin é uma famosa jornalista independente, que, em 2004, gravou um documentário sobre a Operação Condor chamado "Esquadrões da Morte: A Escola Francesa"- para o qual entrevistou vários dos maiores repressores das ditaduras militares dos anos 70.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis