Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


domingo, 21 de julho de 2013

A Servidão Moderna, A Servidão Voluntária:



Algumas coisas para nos indagarmos e deixarmos fluir uma angústia criadora:


A democracia* e a liberdade de expressão estão em cheque! O sistema está sendo questionando mundialmente por milhões de pessoas...
*Democracia que não era democracia... Mas, uma servidão voluntária...

Baudrillard, filósofo e sociólogo francês, criou a ideia de hiper-realidade, segundo a qual vivemos na era das simulações, onde construímos hiper-realidades na tentativa de ressuscitar aquilo que consideramos real, e que nos escapa... É uma representação da realidade que possui uma ordem referencial que somente reina sobre o próprio referencial. Possui um poder determinado que só pode ser exercido sobre um mundo determinado, mas, que não exerce nenhum poder sobre a recorrência indefinida da simulação, como podemos observar com o advento da crise - crise econômica, crise da democracia.

Vivemos atualmente na tentativa de reproduzir os próprios modelos de resgate de uma experiência áurea dos séculos passados. Parece existir uma impossibilidade de rompimento de desconstrução.

Os pobres continuam pobres! E os remediados?. Se há melhoras na educação, não há emprego; se há boas estruturas de transporte, não se pode pagar os pedágios, carro, o ônibus; vive-se mais tempo, mas com menos qualidade de vida; há melhor sistema de saúde, mas não se pode contar com ele; há maior liberdade, mas a democracia está doente.

A questão fundamental parece ser essa: indagamos se essa democracia continua sendo um instrumento real através do qual o povo se governa, elegendo seus mandatários entre as diversas tendências ideológicas (Corporativas) que formam maiorias parlamentares e devem, teoricamente, interpretar a vontade da população. Ou se a democracia é hoje refém da burocracia do sistema financeiro, que toma decisões no interesse de poucos, com o consentimento deliberado dos políticos. Será que a democracia se tornou refém da hiper-realidade ou a democracia em si faz parte desta hiper-realidade?

(*)

Segue Documentário: A "Servidão Moderna" que é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários. 



Texto completo do Documentário em PDF (Jean- François Brient):



Algumas sugestão de Leitura: 
(Para baixar é preciso acionar senha no 4shared, pode-se cadastrar a partir do face)

Jean Baudrillard - Simulacros e Simulação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis