Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


domingo, 25 de julho de 2010

Arquivo do Programa Roda Viva Disponível para Pesquisa:


Memória Roda Viva é um novo canal de pesquisa na internet, voltado para estudantes, professores e público em geral. Este canal oferece aos internautas um espaço para pesquisa de grandes temas nacionais e internacionais, a partir dos debates exibidos no programa Roda Viva, exibido pela TV Brasil. Os usuários têm acesso às transcrições integrais das entrevistas realizadas nos últimos 24 anos, além de um trecho de vídeo do programa e verbetes informativos.

Mais de quinhentas das principais entrevistas estão disponíveis para consulta e pesquisa. Semanalmente são inseridos outros programas, até que todos estejam na página.

Esse é o resultado de uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Selecionamos três links de interesse - Sigam os nomes:


No centenário do surgimento da psicanálise, um debate, com várias abordagens, sobre a teoria proposta por Freud para amenizar nossas inquietações existenciais.


Psicanalista que nasceu na Itália, estudou na Suíça e na França e mora no Brasil há mais de 20 anos, fala de sua coluna na Folha de S.Paulo, do lançamento de seu livro e de várias questões contemporâneas.


Psicanalista francesa defende que, no futuro, a psicanálise seja ensinada na universidade, para que não fique restrita apenas à clínica, garantindo a transmissão do saber psicanalítico.

***
Para conhecer, acesse:  http://www.rodaviva.fapesp.br

Um comentário:

GUINA disse...

... e enquanto passeio pela terra vendo indiferentemente carros que passam, anúncios de liquidações e modas simultaneamente inventadas, vou observando a morte lenta e gradativa da sociedade. Pessoas em toda parte do mundo, aos milhares, como que dependuradas em postes ou pregadas em cruzes. Não que tais criaturas estejam morrendo ou sendo mortas defendendo os interesses ou ideais daquele que por aquele que pregou o Amor entre os homens e a Justiça material na terra. Não! As pessoas estão sendo como que esticadas em postes ou em cruzes porque vem se tornando assustador, diariamente, o número de almas mortas, empurradas nas valas do egoísmo, do materialismo, da concupiscência da carne e das formas monstruosas de violência física, psíquica e moral, graças à potencialização da vaidade nos homens estimulada pelo apogeu de uma cultura moderna irresponsável que vem sendo implantada pelos impulsos neuróticos e psicóticos de uma ultra-modernidade industrial e técnica que vem destruído os valores morais e estéticos erguidos do passado remoto por não servirem como princípios ou pressupostos para estimular compulsivamente o consumo pelo consumo, sob o apoio de um sistema jurídico e político mundial comprometido mais pelo materialismo do que pelo humanismo.



A MORTE SOCIAL




Temos lágrimas dos amores fingidos
que nos beijos o amor fora prometido
e acustumando-se a alma a esse riso
não imagina o vasto coração partido

e cresce pelo mundo rios de lágrimas
do homem pelo homem assim doentil
as promessas de felicidade recíproca
e que se desfazem logo mutuamente


Temos as dores de amores simulados
doença que pelo mundo se espalha...
nossas novas Nagasaki, Hiroshimas

crescente é a troca de amor por outro
o das intenções vazias sobre o corpo
e essa estúpida ganância pelo dinheiro.


Guina

Postar um comentário

AddThis