Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


domingo, 24 de março de 2013

Verdade Criadora

(Conjecturas de uma amanhecer cinza)

A linguagem nos aprisiona, isso como uma premissa. Mas, nos aprisiona porque e em que sentido?
Por uma "vontade" de saber!
Porque Édipo fura seus olhos?
Pois, que a tragédia do conhecimento nos cega!
Édipo quando descobre que Jocasta é, verdadeiramente, sua mãe, ele não suporta a verdade e fura os olhos..
Então, saber a verdade carrega em si uma tragédia. O saber é trágico?! Saber a verdade é ficar cego... Pois, que a verdade carrega uma potência...
Querer saber desta potência é um ato trágico, por isso, furar os olhos, já que nos revelam a verdadeira natureza da realidade...
Vontade de potência significa criar algo...não desejar dominar a vontade, pois que a vontade é criadora... E onde se encontra toda essa verdade criadora? Na linguagem..."

(Imagem da Divina Comédia de Dante)
  Illustration by Gustav Dore

(Pela cabeça ele tinha o membro para servir como lanterna do sábio. Pendente na mão, olhando para nós ele disse: "Ai sou eu!")

Dante - Canto 28, lines 116-119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis