Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


domingo, 15 de agosto de 2010

O QUE É SAÚDE MENTAL



(Para os navegantes estrangeiros – estrangeiros ao tema – queremos apenas trazer algumas informações básicas sobre Saúde Mental. Uma pequena interação e sutis informações, pois, assim, começarão, quem sabe, a pegar o rumo, encontrar caminhos e, talvez, apaixonar-se. Lembramos que o tema Saúde Mental e Psicanálise, será assunto da Semana Acadêmica de Psicologia 2010 da Unijuí. A proposta é proporcionar amplo debate sobre questões referentes à saúde mental e a psicanálise. Queremos dizer que esta construção não surgiu do nada, ela foi resultado da disciplina de Políticas Públicas e Psicanálise, mais os nossos anseios, desejos e a inspiração a partir do evento chamado ENEAMA – ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES ANITMANICOMIAIS – que acontece em setembro na cidade de Porto Alegre. Pois bem, estamos abertos às questões que assim forem surgindo, deste e de outros temas. Ficam as sugestões de links para pesquisa e o convite à participação na Semana Acadêmica de Psicologia, que acontece de 23 à 27 de agosto na UNIJUÍ).



Mas então, o que é mesmo essa tal de saúde mental?


A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjectivos, e teorias relacionadas concorrentes afectam o modo como a "saúde mental" é definida.[1]

História

No Dicionário Aurélio encontram-se dois sentidos para a expressão “paradigma” que permite aferir o modelo de saúde mental. A primeira diz: “Modelo, padrão” e a segunda, “Termo com o qual Thomas Kuhn designou as realizações científicas (p. ex., a dinâmica de Newton ou a química de Lavoisier) que geram modelos que, por periodo mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados”.

Desde o século XVIII, o “modelo ou padrão” de abordagem a respeito dos fenômenos mentais que se diferenciam da vivência da maioria das pessoas foi o isolamento, a segregação, a exclusão, quando não o emprego de meios próximos à tortura, como formas de impedir a expressão de sentimentos e verdades de que essa maioria não quer se dar conta. Utilizando-se de um discurso que se pretendia “científico”, a medicina organizou, valendo-se de seu modelo de “isolar para conhecer e tratar”, espaços de exclusão que se mostraram, de meados do século XX para cá, ineficazes como meio de tratamento e desumanos.De lá pra cá a psiquiatria evoluiu muito,existem os tratamentos ambulatoriais que são comprovadamente eficazes para muitos distúrbios como esquizofrenia,depressão,transtorno bipolar,entre outros;nos quais é ministrado medicamento e é acompanhado muitas vezes de psicoterapia.

Referências

1. ↑ World Health Report 2001 - Mental Health: New Understanding, New Hope, World Health Organization, 2001.

Bibliografia

• COSTA, Adriana Cajado. Psicanálise e saúde mental: a análise do sujeito psicótico na instituição psiquiátrica. São Luis/MA: EDUFMA, 2009 [1]

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

*****

O QUE PESQUISAR:

* Biblioteca Virtual em Saúde Mental:

* Ministério da Saúde – Saúde Mental:

* O Conceito de Saúde Mental e a Psicanálise:

* Psicanálise e Saúde Mental:

*** Psicanálise e Saúde Mental (Blog) – (mt bom)

* Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais:


"...abre-me o sonho. Para a loucura a tenebrosa porta, que a treva é menos negra que esta luz."
Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis