Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Casos Clínicos


Blanche 44 anos de idade. Um dos primeiros estudos de Lacan, ainda como médico psiquiatra e sob os auspícios de Clérambault. O caso de Blanche foi apresentado em 21 de maio de 1931 à Sociedade Médico-Psicológica.
Segue relato:

“Sobre seu próprio corpo: ela é o quadrucéfalo de olho verde. O que a pôs no caminho é que seu sangue é perfumado. A pele se metaliza e endurece a altas temperaturas, então ela é de pérolas e faz nascer as jóias. As partes genitais são únicas, pois há um pestilo, é como uma flor. O cérebro é quadro vezes mais forte que os outros, os ovários são os mais resistentes. Ela é a única mulher no mundo que não tem necessidade de fazer toalete (...). A doente confessa práticas estranhas, faz um caldo com o sangue de suas regras: “Bebo um pouco diariamente, é um alimento fortificante”. Ela chegou no serviço com frascos hermeticamente fechados, um contendo matérias fecais, outro urina, e envolvidos em tecidos bizarramente bordados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis