Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


domingo, 9 de outubro de 2011

Cortina de Fumaça: você precisa ouvir o que eles têm a dizer - Documentário


Cortina de Fumaça é um projeto independente movido pela vontade de colaborar na construção de uma sociedade mais equilibrada e alinhada com os princípios de liberdade, diversidade e tolerância.
Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta; a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências diretas, como a violência e a corrupção por exemplo, atingiram níveis inaceitáveis.
“O modelo atual de política de repressão às drogas está firmemente arraigado em preconceitos, temores e visões ideológicas. O tema se transformou em um tabu que inibe o debate público por sua identificação com o crime, bloqueia a informação e confina os consumidores de drogas em círculos fechados, onde se tornam ainda mais vulneráveis à ação do crime organizado”. Relatório da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (2009).

O documentário de 88 minutos traz informação fundamentada para o grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Além do Brasil, o diretor Rodrigo Mac Niven gravou na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos; visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições para conversar com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis. Dentre os 34 entrevistados, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaista e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado, o ex-Chefe do Estado Geral Maior do Rio de Janeiro, Jorge da Silva e o criminalista Nilo Batista.
O filme fala sobre a relação entre o homem e as drogas psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da Cannabis (maconha), seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.
O filme foi produzido, escrito e dirigido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven, numa co-produção entre a J.R. Mac Niven Produções e a TVa2 Produções.

Para o diretor, “é preciso instigar os indivíduos a repensarem a sociedade porque ela está em constante mutação. As pessoas desconhecem informações fundamentais que determinam uma política de drogas que interfere diretamente na vida delas, na liberdade delas, na segurança delas. Uma política que ignora princípios e direitos universais de liberdade e soberania. Muita gente está lucrando com isso e quem sofre é a sociedade que não consegue enxergar tamanha é a desinformação”.



Documentário Completo You Tube:




***Documentário no Vimeo: http://vimeo.com/22144223 (Pode fazer Download autorizado pelo autor)

***Neip – Núcleo de estudos interdisciplinares sobre psicoativos: http://www.neip.info/index.php




Maria Rita Kehl: "Drogas e Psicanálise"

Conferência da psicanalista Maria Rita Kehl: "Drogas e Psicanálise", no Café Filosófico da TV Cultura.
(1)

(2)

(3)

(4)



Link do Café: http://www.cefetsp.br/edu/eso/culturainformacao/drogaspsicanalise2.html

sábado, 8 de outubro de 2011

LACAN Obras Completas Download (atualizado link)

(Jovem Lacan pegando um bronzeado)


"Herdo de Freud, muito à minha revelia, por ter enunciado de modo propício o que podia ser extraído com boa lógica da lengalenga daqueles que ele chamou de seu bando, e que não tenho necessidade de nomear. Trata-se daquela cambada que acompanhava as reuniões de Viena e da qual se pode dizer que ninguém seguiu a via por mim chamada de boa lógica."

"Depois que Adão nomeou os animais, Evida (a mãe dos vivos) será a primeira a se servir da língua para falar com a serpente." ( Jacques Lacan, O Sinthoma - Livro 23, 1975-1976)

Para os despossuídos da Obra de Jacques Lacan mas, ávidos por consumi-la e devora-la, eis a oportunidade de baixar a obra completa. Não se reprimam, nem se assustem com a tradução em espanhol, estejam certos de que a loucura é a mesma, não importa a língua. Aliás, a língua é o melhor que temos.


*** Links: para baixar a Obra de Jacques Lacan:

O Scribd tem umas frescuras para poder baixar, mas dá pra encarar. (É preciso fazer cadastro e upar alguma coisa em troca dos downloads)



Conjunto de livros sobre psicanálise (INCLUINDO OBRA COMPLETA DO LACAN) no PirateBay que podem ser resgatados pelo torrent. O arquivo contém um conjunto de 109 livros sobre/de psicanálise, com 3,61 GB, todos em língua portuguesa.
http://thepiratebay.se/torrent/8240165

(É PRECISO BAIXAR O APLICATIVO utorrent, Se liguem nessa baixaria, pois, vem junto com o negócio, se não cuidarem, o incomodo ASK - (Ask Toolbar) que perturba nossos navegadores.)

Sugestão: entre no site acima, clique com o botão direito em GET THIS TORRENT, clique em "copiar endereço do link", abra o programa utorrent (http://download-new.utorrent.com/…/utorrent/os/windows/trac…), clique em Arquivo, clique em Adicionar Torrent da URL e dê enter. Caso não queira baixar todos os arquivos, vá na guia 'Arquivos' do utorrent, selecione os livros que você não quiser baixar, clique com o botão direito em cima deles e clique em 'Não baixar'. Para saber em que pasta seus livros estão indo, clique em Opções > preferências > diretórios.

(Com as recentes mudanças, proibições, perseguições e processos muitas ferramentas da net, links etc deixaram de funcionar)
Para baixar no Shared, se faz necessário um cadastro e senha, de resto é só correr pro abraço). Boa leitura!

*Caso este novo link não funcione, favor deixar mensagem. Reatualizado em 30.11.2014.



"Havia um tempo em que eu era um pouco dado a alardes. Dizia como Picasso - Eu não procuro, acho. Mas agora me custa mais trilhar meu caminho." (Jacques Lacan)
                                                                                                                                                                                         

AddThis