Quadro "O Pesadelo" de Henry Fuseli (1741-1825)

* A Peste Onírica é um delírio subversivo. Postamos aqui nossas réles "produçõezinhas"; nossos momentâneos surtos de divagações em nome do Real do Simbólico e do Imaginário. Estão aqui nossos ensaios para que possamos alçar outros vôos num futuro próximo. Aproveitem os links, os materiais, as imagens, as viagens. Sorvam nossas angústias, nossas dores e masquem nossa pulsão como se fosse um chiclete borrachento com sabor de nada. Pirateiem, copiem, contribuam e comentem para que possamos alimentar nosso narcisismo projetivo. E sorvam de nossa libido, se assim desejarem.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Utopia do Amor Perfeito - Katerina Koltai (Café Filosófico):




"Lacan situa o amor como divino e Simbólico. Amor como Cortês e Imaginário, mais um masoquismo que amarra corpo e gozo na corda do Real. 
O amor expulsaria, então, o desejo tomando seu lugar?"

"Quanto mais eu faço amor mais eu tenho vontade de fazer a revolução!"

"A Incompletude é dada, mas não há quem nos complete!"

"Amar é um sofrimento constante, mas muito melhor do que o não amar!"



(1)



(2)



(3)



(4)



(5)



(6)





E Para completar a dose de amor e utopia um sonzinho dos Beatles para seguirmos nesta busca louca por aquilo que não temos e que supomos num outro que tb nada sabe, se tem ou não tem:





Ah o amorrrrrrrrrrrrr....... Eu desejo, logo existo!




"O Amor é necessário para nossa saúde mental..."


domingo, 22 de maio de 2011

Entrevista com Contardo Calligaris no Programa Roda Viva 2010:

Entrevista com Contardo Calligaris no Programa Roda Viva. Vale a pena dar uma espiada. A entrevista foi concedida logo após as eleições presidenciais no Brasil (2010). E, obviamente, Calligaris foi cutucado, para trazer sua opinião sobre isso, já que falou de homens e mulheres...

(1)

(2)

(3)

(4)


domingo, 8 de maio de 2011

Era das Utopias

*Pequei este texto e vídeos do YouTube. Acredito que a ordem dos vídeos não esteja correta, talvez, mesmo repetida... Não tive tempo de corrigir, portanto, postei desta forma meio anárquica. O objetivo é guardar, juntar as coisas para que possa voltar aqui e ter por perto para assistir. 
Estou tomada pela Utopia, penso que mais coisas dentro deste tema se farão presentes. Tudo responsabilidade do Professor Edson Luiz André de Souza que nos mostrou 'Uma Invenção de Utopia'.

Att, 

Lu May

Era das Utopias é uma minissérie de seis episódios divididos em três temas: 'Utopia Socialista', 'Utopia Capitalista' e 'Novas Utopias'. 'Qual sua utopia?' é a pergunta que vai guiar a nova minissérie da TV Brasil, dirigida pelo cineasta Silvio Tendler.

"O que nós queremos de fato é que as idéias voltem a ser perigosas" - Escrito num muro de Paris, 1964

Comentários TV Brasil: Utopia. O substantivo vem das palavras gregas ou e topos, que significam sem lugar. Refere-se a um lugar ou posição ideal, ainda não atingido.
Sonho impossível de realizar.
Ideal inatingível.

"Eu sempre trabalhei muito na questão das ideologias. São vinte anos de pesquisa em torno destas questões ideológicas que pautaram minha geração" - Silvio Tendler

A utopia pela igualdade entre os homens inspirou gerações. O mundo soviético inspirou os sonhadores. Com o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos são a potência emergente. O american way of life passa a ser o modelo de civilização, quase uma norma. O mundo assiste a um confronto cultural, social, religioso, político e ideológico.

Os primeiros capítulos tratam do surgimento da utopia socialista e todas as suas conseqüências durante o século XX. Já os capítulos referentes à utopia capitalista mostrarão a derrocada do Socialismo com a queda do muro de Berlim, em 1989; os desdobramentos gerados e, tantos outros fatos que nos levaram às novas utopias, derivadas do conflito entre novas tecnologias e velhas mazelas. Para Tendler, a luta das atuais gerações é a preservação do planeta. "Salvar o planeta dos danos causados pela utopia capitalista e pela utopia comunista é a nova utopia", afirma o diretor.

Trailler


Novas Utopias (1)

Novas Utopias (2)


Utopia Capitalista (3)


Utopia Capitalista (4)


Utopia Socialista (5)


Utopia Socialista (6) Final


Para Baixar a série completa e em ordem siga o Link:



Imagens de Utopia

Do pouco que há em mim, ainda... Sobrou uma curiosidade, mas é só imagem. Não sei se dentro tem alguma coisa. Reproduzo essas imagens para quem sabe depois falar.
Escrevi o título como imagens de utopia. Mas qual seria a imagem da utopia? Aqui não tem imagem dela! O que seria esta forma, se é que tem forma?




AddThis